sexta-feira, 20 de abril de 2018

Plano de Recompensas e Suporte Psicológico


Eai povo.

Hoje a postagem será um pouco diferente.

Vou falar de um problema que eu enfrento, outros enfrentaram, você enfrentará uma hora ou outra da vida, e acredite, ele irá aparecer várias vezes na sua vida.

Resolvi abordar esse tema agora, porque ele esta presente na minha vida novamente e também pq vi no post do Investidor Inglês o mesmo problema.

Tio Chato: Conta logo, ta parecendo a Dilma falando do vento pô.

                                                                           Gastar ou não gastar eis a questão?

Investidor Realista: Blz blz, o problema é o Longo prazo.

Tio Chato: Ueh, isso não era a solução? Sabia que devia ter para de te ouvir depois da poupança.
Investidor Realista: Calma pentelho. Explicarei.

O meu blog, tem como foco, aqueles que não querem depende do INSS, as pessoas espertas que querem ter um futuro tranqüilo e próspero, alcançando a liberdade financeira. Então excluirei da análise aqueles que poupam para um objetivo especifico, tipo, comprar um apartamento, comprar um carro etc.

Se você assim como eu, investe para ter uma renda passiva elevada e não depender de trabalho no futuro, o nosso grande problema se chama foco e Longo e prazo.

É praticamente impossível não vacilar com um horizonte tão longo, por maior que seja o foco, assim como disse o Investidor Inglês, o consumismo está dentro de nós. E nos sentimos no direito de gastar, porque poupamos, porque somos os corretos no sistema, sentimos a necessidade de nos presentearmos por tudo q estamos fazendo de certo.

Então é comum, você investir todos os meses durante 3 anos, e ai um dia, pensar, quer saber, vou gastar um pouco, fazer uma viagem top, comprar algo muito foda, esbanjar num restaurante. È um sistema de recompensa, e eu acho que você merece isso, eu mereço isso. Abrimos mão de tantas coisas, que merecemos férias financeiras, assim como merecemos férias do trabalho.

Aqui, eu aviso, que é onde mora um grande perigo, gastar é bom demais, então tome cuidado pra não perder o rumo aqui,, férias é algo momentâneo, acabou, volte para seus planos.

Hora do exemplo próprio, vamos lá Tio Chato

Estou querendo comprar uma televisão nova para a Copa do mundo, irei sair de férias do trabalho e ver todos os jogos :D

Minha TV é uma TV de 46” Full Hd, comprada em 2011. Eu precisaria trocar a TV? Não, a minha é ótima. Mas eu vou trocar!

Tio Chato: Você ta meio indeciso hj hein.



Investidor Realista: A verdade, é que eu acredito num sistema de recompensas. Acho que quem faz as coisas direito, merece ser recompensado. E isso dá satisfação, sempre que eu olhar minha nova TV, vou lembrar que só tenho ela, pq eu economizo, pq eu invisto, vou lembrar que ela não foi paga por mim, que os juros que eu ganhei, me deram essa TV.

Então eu vou comprar uma TV TOP, e olharei pra ela todo dia orgulhoso! , pois, mais do que um item, ela é um símbolo.

E isso vai me dar força pra continuar poupando, continuar investindo e mirando mais alto

Tio Chato: Hum...


Então essa é minha dica pra você que ta começando a investir, 15 anos, 20 anos é muito tempo. Trace metas menores e se presenteie. Ganhe recompensas pelos seus esforços. Isso te ajuda e te inspira a seguir em frente. Quer melhor modelo do que você mesmo?


                                                                Você, olhando para aqui que CONQUISTOU

4 comentários:

  1. É uma boa ideia!
    Fiz isto recentemente me dando o novo God of War de presente. Foram 200 Temers (poderiam ter sido 175 se fosse pela net, mas teria o frete provavelmente) que gastei pra me presentear. Passar muito tempo só pensando em juntar grana sem aproveitar nem um tiquinho é ser rígido consigo mesmo na minha opinião. Até setembro vou meter o pé no freio novamente sem gastar com nada fútil em modo frugalidade máxima e então vou me presentear com outro jogo, o novo Red Dead Revolver que será lançado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Acho válido essa questão de recompensa sim, tudo de maneira equilibrada. boa sorte no blog.

    ResponderExcluir
  3. Boa reflexão IR, estou precisando de algo assim... mas primeiro preciso parar de gastar o dinheiro do aporte, depois aportar, pra depois me recompensar kkkk

    Abração colega, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Ando neste dilema agora.estou poupando a 7 anos, investido a 3, estou muito satisfeito com o que tenho alcançado, mas começo a me sentir fatigado,como todo ser humana tenho vontade de consumir, meu computador tem 11 anos, meu telefone 7, meu carro 17. sempre me vejo pesquisando telefones quase ate a exaustão, comparando todos os parâmetros para comprar o melhor por menos, mas no fim não compro, acho que não devo me distrair, devo continuar focado. a vida e curta, não sabemos o que será amanhã, ou se estaremos cá. estou ainda pensando um meio de me recompensar. ja pensei em tirar 10% de toda transacção que tiver lucro, ou fazer um Daytrade e obter algum lucro par gastar, mas no fim continua poupando tudo. grande dilema!!!

    ResponderExcluir

Tenha rendimento antes mesmo de Investir

Após descobrir o Tesouro, comecei a pesquisar mais, queria uma rentabilidade maior do que o Tesouro Selic me pagava, não me convenci de qu...