quarta-feira, 23 de maio de 2018

Tenha rendimento antes mesmo de Investir


Após descobrir o Tesouro, comecei a pesquisar mais, queria uma rentabilidade maior do que o Tesouro Selic me pagava, não me convenci de que aquilo era o máximo que eu podia ganhar.

Eu li mais alguns livros e vários artigos e sites, mas uma coisa que falta, são exemplos e demonstrações práticas, então comecei a fazer conta de tudo, qual o rendimento, qual o imposto, esse é melhor ou pior que aquele  0,5% ao ano, faz quanto de diferença?

Eram várias perguntas e poucas respostas!

                                                                   Investir Newbie, aprendendo a investir

Assim, percebi que Corretoras de investimento davam uma surra em bancos, o banco me cobrava uma taxa de 0,5% pra ter um Tesouro Selic, e ele não fazia nada, eu que tinha q ir atrás, investir, aprender e fazer tudo mais. Então comecei a procurar como não pagar taxas.

Encontrei as Corretoras, mas naquela época várias tinham taxas absurdas, como taxa de custódia, onde você tem que pagar, só pra ter direito a ter uma conta na corretora, ou seja é como se você pagasse mensalmente ao supermercado, pra poder ter o direito de ir lá e comprar os produtos que dão lucro pra eles, é absurdo!

Então escolhi as corretoras onde eu pagasse em taxas, o menor valor possível no final, e essa é uma dica muito importante, se você operar na bolsa com pouco valor mensal, escolha uma corretora com corretagem barata. R$10 de corretagem quando se investe R$500 são 2%, ou seja, você perde 4% de rendimento só pra comprar e vender a ação, existem corretoras que cobram R$4,90 por corretagem. 

Só essa mudança te da 2% de retorno, sem fazer nada.

                                                  Cante essa musica pros Bancos e Corretoras, vai te fazer bem!

Eu tenho conta em duas corretoras, na XP e na Easynvest. Mas uso somente a Easynvest, ela me atende bem hoje em dia, mas no começo, era top. Na época ela possuía as melhores opções em Renda Fixa (que era o que eu investia na época) e não possuía nenhum custo para quem operasse só em renda fixa.

Outro ponto importante, é que pra depositar dinheiro lá, eu usava minha conta digital do Bradesco, ou seja, não pagava TED/DOC e nem tinha taxa de manutenção. Aqui fica outro adendo, se você investe pouco, elimine tudo que cobre taxa, hoje em dia Banco Inter e Nubank, não possuem taxas e fazem TED/DOC na faixa, portanto faça conta neles!

Exemplo prático:
TED = R$ 7,90
Tarifa básica de Manutenção de Conta = R$ 19,90
Corretagem = R$ 20 (Compra e Venda)
Valor investido mensalmente = R$ 500

Portanto em 1 ano
Valor investido = R$ 6000
Valor de TED = R$ 94,80
Manutenção da conta = R$ 238,80
Corretagem = R$ 130,00 ( Considerei 12 compras e 1 venda)
Valor dos Custos = R$ 463,60
Valor Realmente investido = R$ 5.536,40 (Valor investido – Valor dos Custos)

Obs: Não considerei outras taxas que são cobradas pela Bovespa

Supondo que você comprou “R$ 500” de ações todo mês e ela só se valorizou no ultimo mês, após sua ultima compra, ou seja você pagou o mesmo valor nela todos os meses.

A ação precisaria ter valorizado 8,38% para você ter R$ 1 de lucro

Considerando a poupança dando 6% de retorno ao ano, a ação precisaria subir 14,88% para você ganhar da poupança.

                                                Investidor Newbie, quando viu as contas. Da poupançaaaaaaaaaaa????

Tudo isso por causa de custos, tudo isso porque você ficou com preguiça de pesquisar, de calcular, de gastar 1 hora do seu tempo :P

Então fica aqui a dica, corte ao máximo seus gastos. Largue de ser preguiçoso!

Tio Chato: Bla bla bla, conta ai o que é que você faz Zé Ruela

Investidor Realista: Eu recebo meu salário no Banco do Brasil, então cortei meu pacote de serviço lá (Da pra fazer online ou no caixa eletrônico), economizei R$ 19,90 ao mês

Depois, abri uma conta digital no Bradesco (Não possui taxa de manutenção de conta).

Toda vez que eu queria investir, eu sacava dinheiro no BB, depositava no caixa eletrônico do Bradesco e realizava uma transferência online, para a conta da Easynvest.

Tio Chato: Puta preguiça!!!!

Investidor Realista: Isso me fazia ter um “rendimento”, antes mesmo de investir, pq eu estava economizando R$ 27,80 todo mês, 5,56% todo mês.

                      Pare de perder dinheiro antes mesmo de investir. CALCULE, SIMULE, PENSE, larga de ser preguiçoso

Pense nisso!

As vezes seu dinheiro esta crescendo por causa dos aportes e não por causa da sua inteligência financeira!


8 comentários:

  1. Na verdade, eu não diria que está tendo rentabilidade. Está remunerando seu tempo...
    https://investiremdisciplina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Realista! Essa preocupação com corretagem realmente faz diferença no médio prazo, mesmo para carteiras com maior valor, e principalmente se a pessoa opera com frequencia. No meu caso, faço poucas alterações no portfólio, então os custos de corretagem ficam bastante diluídos.

    Abraço do DM!

    ResponderExcluir
  3. Fala Realista, beleza? Coloca um link pro meu blog meu velho, bora fazer uma parceria: http://taxashoje.com/

    ResponderExcluir
  4. Preciso ter atenção as taxas e pagar o menor numero de taxas possivel.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, pra que pagar taxas se temos tantas opções com taxa zero atualmente!

    Eu tenho conta na XP pra FIIs e TD, na Clear para ações. Depois acabei usando a nuinvest para fazer o estudo da carteira ETFs da paz.

    No exterior tenho a Avenue que por enquanto ainda tem opção sem custo de corretagem.

    Abs

    ResponderExcluir

Tenha rendimento antes mesmo de Investir

Após descobrir o Tesouro, comecei a pesquisar mais, queria uma rentabilidade maior do que o Tesouro Selic me pagava, não me convenci de qu...